Meu nome é Lucas, tenho vinte e dois anos e sou estagiário de marketing numa agência pequena. Traduzindo: faço de tudo um pouco – planilha, post pra rede social, café pros outros se eles pedirem com jeito. O salário é uma merreca, mil e duzentos reais. Dá pra pagar a faculdade, a condução e a comida do mês. Malmente. Não sobra um centavo pra lazer, pra cinema, pra um hambúrguer no fim de semana. Eu aceitei essa vida porque é temporário. Só que agosto chegou com um presente envenenado.
O estágio estava prestes a acabar. Três meses de contrato. Meu chefe, o Sr. Carlos, disse que ia avaliar meu desempenho pra decidir se renovava. Renovação significava mais seis meses de estágio, experiência no currículo e a chance de ser efetivado no ano que vem. Sem renovação, eu voltava pra casa dos meus pais no interior. Nada contra eles, mas a independência tem gosto doce. A ansiedade me comeu por dentro a semana inteira. Dormia mal, acordava pior.
Foi numa sexta-feira, depois de uma reunião onde eu gaguejei na apresentação de dados, que cheguei em casa arrasado. Moro numa república com dois estudantes de engenharia. Ninguém estava. Peguei um trailer de miojo, comi direto da panela, deitei no colchão e fiquei olhando o teto. O celular vibrou. Era um amigo da faculdade, o Léo. Ele mandou uma mensagem: “Cara, tô testando uns negócios aqui. Sabe Jogar jogos de cassino Litecoin? É mais leve que Bitcoin, taxa baixa, tô me divertindo.” Na hora, achei que ele tinha enlouquecido. Léo sempre foi nerd, estudioso. Mas ele continuou: “Não é pra ficar rico, é pra passar o tempo. Depositei cinquenta reais, tô com cento e vinte já.”